Câmara Municipal de J/F realizou na manhã desta terça audiência pública para tratar municipalização do trânsito.
A Câmara Municipal de José de Freitas realizou na manhã desta terça-feira (22 de Maio), audiência pública para tratar da municipalização do trânsito do município. O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal, com a presença de vereadores, Presidente da Câmara Roberval Pereira dos Santos, do prefeito Roger Coqueiro Linhares, Major da PM Valter Pinto, Promotor de Justiça Flávio Teixeira de Abreu Júnior, Diretor de Infrações do Detran Estadual Valério Carvalho, Vice-Prefeito Antônio Abreu, Diretor do Detran Local Manoel Morais e o Secretário de Segurança Pública do município Francisco Borges, onde os mesmos compuseram a mesa, a audiência pública foi presidida pelo autor da proposição o Vereador Francisco José Pereira dos Santos- Castelo, logo após o presidente da mesa dar início a abertura dos trabalhos da audiência, foi aberta as inscrições para usar a tribuna para discutir o referido assunto, onde os mesmos tiveram 5 minutos para fazer suas explanações.
O Vereador Alfredo Holanda, relatou que dos 224 municípios do Estado do Piauí, apenas 5% são municipalizados, que é um tema importante e que deveria ter sido debatido a muito tempo. Também usou a palavra o senhor Diretor de Infrações do Detran, que de início falou sobre a importância da municipalização, que não serve somente para multar, mas conscientizar as pessoas que só tem a ganhar. O Promotor de Justiça Flávio Teixeira, que iniciou falando sobre as leis nas cidades, incluindo a obrigatoriedade da municipalização. Falou da sua indignação da quantidade de acidentes, sem o uso de capacetes e que as pessoas já se acostumaram a não respeitar o trânsito.
O Secretário de Segurança do município Francisco Borges, destacou o trabalho da Guarda-Municipal em José de Freitas. Passou a citar a quantidade de acidentes de motocicletas através da ficha do SAMU. Logo após os Vereadores Roberval Santos que falou sobre seu indicativo de projeto de lei que atribui a competência à Guarda Civil Municipal para orientação, Fiscalização e Aplicação de Multas de Trânsito no município de José de Freitas. E o Vereador Roberval Carvalho expressou sobre seu Projeto de Lei que foi sancionado pelo presidente da Câmara no ano de 2017 que dispõe sobre a possibilidade do "PROGRAMA EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO", de atuar na forma de tema transversal, nas escolas da rede pública de ensino municipal.
O Vereador Carlim falou que ver como principal objetivo da audiência pública a regulamentação do trânsito na cidade, o Vereador Tiago Pinto falou da importância da audiência, passando a citar de acordo com os com os dados mencionados anteriormente, são alarmantes e preocupantes e se não tiver punição pra quem merece não vai ter jeito, o Vereador Pampa é a favor da municipalização do trânsito, mas pra isso é preciso disciplinar e educar. Indicando que o primeiro passo, seria a sinalização do trânsito.
Posteriormente foi aberto o tempo de 3 minutos para as autoridades que não estavam compondo a mesa e a sociedade civil organizada, teve início pela Professora Elza Coutinho que destacou que o Educandário Santo Elias deste o ano de 2015 vem educado os alunos com o Programa Educação no Trânsito "Projeto este do Vereador Roberval Carvalho".
Veja Fotos Abaixo da Audiência Pública: